quinta-feira, 9 de junho de 2011


Usar o potencial dos universitários para ajudar entidades assistenciais de Limeira. Esse é o objetivo da 1ª Gincana Integração, que acontecerá na próxima quarta, dia 15 de junho, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira.

Promovida pelas Organizações Estudantis da FCA, a idéia do evento é realizar uma competição sadia entre os alunos dos diversos cursos, que deverão efetuar o cadastro de notas fiscais no Programa “Nota Fiscal Paulista”, do Governo do Estado de São Paulo. Dessa forma, as entidades poderão receber os benefícios, principalmente financeiros, oferecidos pelo Governo.


"A idéia surgiu porque temos conhecimento que as entidades utilizam bastante esse programa como forma de ajuda financeira, uma vez que recebem grande número de doações de notas fiscais. No entanto, falta mão de obra voluntária para fazer esse cadastramento, e, como alguns alunos da FCA já realizaram esse trabalho voluntário, tivemos a idéia de promover essa gincana, com o intuito de ajudar as entidades, mas também de divulgar a importância das ações voluntárias, portanto, dessa ajuda prestada a elas", conta Valmir Caetano, aluno de Gestão de Políticas Públicas e um dos organizadores da gincana.

As sete Organizações de representação estudantil da FCA (Integra, Diretório Acadêmico, AAAXO, AAAKI, AAASE, MTE e BAJA) se reuniram e decidiram levar a frente essa bandeira. Para isso, contaram com o apóio da FCA/Unicamp, do Jornal de Limeira e da Rede Graal de Limeira. Assim, os organizadores entraram em contato com várias entidades sociais e decidiram qual seria representada por cada uma das Organizações da faculdade (ver abaixo).

A 1ª Gincana Integração será realizada com a formação de equipes de, no máximo, 42 pessoas que deverão realizar o cadastro das notas fiscais, fornecidas pelas entidades sociais, nos laboratórios de informática da FCA. A equipe que fizer o cadastramento do maior número de notas no período de uma hora será a vencedora.

Para o presidente da Integra, Empresa Júnior da FCA, David Freire Pereira, o cadastramento de notas será importante, mas não é o principal. "Nós queremos mesmo é mostrar para o universitário que é preciso, e possível, ajudar a sociedade. A idéia é que esse trabalho voluntário não acabe no dia 15. Queremos que os estudantes continuem ajudando as entidades de Limeira", explica Pereira.

Uma das maneiras de incentivar essa continuidade foi promover visitas das Organizações Estudantis às Entidades Sociais. Durante toda essa semana as vistas estão acontecendo e visam aproximar os estudantes da realidade da cidade e mostrar a eles a importância de ajudar.

Abaixo segue os nomes das Organizações Estudantis e as respectivas Entidades Sociais que estão representando na 1ª Gincana Integração.

 
- A Integra representará a ALICC – Associação Limeirense de Combate ao Câncer.
- O D.A., a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
- A AAAXO, a ARIL - Associação de Reabilitação Infantil Limeirense.
- A AAAKI, o Asilo João Kühl Filho.
- A AAASE, o CREN – Centro de Reabilitação Nutricional João Ometto.
- O MTE, o CAMPL – Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro de Limeira.
- BAJA representará a Associação Casa da Criança Santa Terezinha.

Hugo N. Luz - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário