quinta-feira, 29 de setembro de 2011

10° CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UNICAMP

Nós da gestão Levante do Diretório Acadêmico Unicamp,
trabalhamos muito durante todo esse tempo, reivindicando pautas, estruturando o curso, debatendo questões sobre a educação no âmbito nacional, e melhorando a parte física da nossa faculdade!
O 10° Congresso dos Estudantes da Unicamp vem em uma excelente hora para firmarmos todas as reivindicações de nós, estudantes da FCA!

Durante a gestão, uma coisa me motivou para continuar atuante:
as coisas são possíveis quando acreditamos!

Deixo aqui um pensamento...
"Sonha que se sonha só, é só um sonho que se sonha só.
Sonho que se sonha junto é realidade!"

Agradeço a todos que sonharam junto comigo e fizeram os projetos do DA virarem realidade.

Grandes abraços para a comunidade FCA!
Estamos juntos nessa!
 Felipe Costa

 

o que é o congresso?

O Congresso dos Estudantes é o maior e mais qualificado espaço de discussão e decisão do Movimento Estudantil da UNICAMP. No Congresso reúnem-se centenas de estudantes que, através das oficinas, mesas, grupos de discussão e da plenária final, constroem um rico espaço de formação onde, muitos, apontam os rumos e as diretrizes a serem seguidas pelo Movimento Estudantil nos próximos anos.

quem pode participar?

O Congresso dos Estudantes da UNICAMP é aberto a todos os estudantes da Universidade. Nele, os estudantes podem participar através de oficinas (assistindo, interagindo ou ministrando), comparecendo às mesas (que discutirão a Conjuntura, a Universidade, as Opressões e o Movimento Estudantil), debatendo e apresentando propostas nos grupos de discussão, e, quando delegados, votando na plenária final.

o que é um delegado?

A cada 20 estudantes de um curso de graduação, um delegado é eleito. O delegado, assim como os demais participantes do Congresso que não são delegados, pode participar de todos os espaços do Congresso. Seu diferencial, entretanto, é o poder de votar nas propostas sistematizadas nos grupos de discussão na Plenária Final. Para se inscrever como delegado,  o estudante deve preencher a ficha presente no panfleto (retire no  DCE ou no seu centro acadêmico) e entrega-la no seu Centro Acadêmico (o processo e a data de tiragem dos delegados – até dia 28 de Setembro – é por conta dos CAs).

quais são e como funcionam os espaços do congresso?

Oficinas: Abertas a todos para expor o que quiserem sobre temas variados durante o primeiro dia;
Mesas de Debates: Os palestrantes apresentam o tema e na seqüência é aberto tempo para  perguntas e intervenções. Estas mesas abordarão a questão das Opressões, de gênero, etnia e orientação sexual; o cenário em que vivemos, da nação à UNICAMP; a Universidade, como se estrutura, e o qual o papel dela na sociedade; e o debate do Movimento Estudantil;
Grupos de Discussão (GDs): Onde estudantes de toda a UNICAMP sentam para debater os temas indo dos currículos à reforma universitária, do funcionamento dos centros acadêmicos às discussões especificas sobre saúde, gênero, opressões e outras;
Plenária Final: No último dia, os delegados – representantes de cada curso – votam sobre os assuntos discutidos nos outros três dias de congresso, definindo as diretrizes, bandeiras e ações que devem nortear o DCE.

gostei! como faço para participar?

O Congresso lhe pareceu um bom espaço para entender algumas questões próximas do seu dia a dia e também questões relativas à sociedade como um todo? Se o congresso parece uma oportunidade interessante de formação, onde você pode contribuir com sugestões de metodologias, bandeiras de luta ou mesmo opiniões sobre como podemos atuar para tornar mais efetivas nossas movimentações enquanto estudantes, participe do 9º Congresso dos Estudantes da UNICAMP!
Preencha a ficha presente neste folheto e procure o seu Centro Acadêmico para obter maiores informações sobre o Congresso e as últimas atualizações de sua programação! No seu Centro Acadêmico você saberá como funcionará o processo de escolha de delegados, assim como o calendário pré-congresso. Para informações atualizadas, consulte seu CA, o DCE e o site do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário